Fabricantes de caminhões e ônibus vão investir R$ 6,8 bilhões no Brasil até 2025
As fabricantes de caminhões e ônibus instaladas no Brasil vão investir R$ 6,8 bilhões no País até 2025. O valor é resultado dos investimentos previstos por Mercedes-Benz, Scania, Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) e Volvo. Portanto, dá para dizer que muitas novidades estão a caminho.
Para a Daimler, por exemplo, o Brasil é o maior mercado do mundo no setor de caminhões. Assim, o País fica atrás apenas dos Estados Unidos e da Alemanha. Segundo o presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina, Karl Deppen (abaixo).
De acordo com ele, em entrevista ao Estradão, as matrizes, sobretudo das fabricantes de caminhões e ônibus, estão cada vez mais rigorosas quanto a investimentos. “Nosso setor está passando por uma grande transformação para reduzir as emissões de CO2. E as empresas necessitam de estabilidade para poder planejar a longo prazo.”
No caso do Brasil, Deppen cita o crescente aumento de preços de componentes como outro entrave. Nesse sentido, também há falta de matéria prima. mas. Ele também se preocupa com o aumento do dólar em relação ao real e a sombra da inflação que volta a bater à porta do País. “Essas condições colocam em risco significativo a competitividade da indústria nacional. E isso leva, portanto, os investidores a serem mais cautelosos em relação ao Brasil.”
Contudo, ele diz que a Mercedes-Benz está fazendo a lição de casa para que o negócio brasileiro seja sustentável aos olhos da matriz. “Estamos focados em nos manter na vanguarda das inovações. E isso através de produtos e serviços mais competitivos e rentáveis aos nossos clientes da região.
< Voltar








